Internet lenta? 6 dicas para melhorar a velocidade da internet

Imagem: Reprodução Internet

Capaz de tirar qualquer um do sério, a internet lenta é um problema recorrente em muitos lares pelo Brasil afora. Uma conexão de baixo desempenho pode ser causada por diversos fatores, entre eles erros de configuração do roteador, interferência de outras redes sem fio e até mesmo aplicativos que rodam em segundo plano. Se você está enfrentando este problema, veja abaixo uma lista com possíveis causas e dicas para melhorar a velocidade de conexão de sua internet.

1 Verifique as configurações de seu roteador

Quando configurado incorretamente, o roteador banda larga pode ser responsável por uma conexão lenta. Se a Unidade Máxima de Transmissão (MTU), por exemplo, estiver ajustada com valor muito alto ou muito baixo, irá interferir no desempenho da internet. É importante que você configure o seu roteador respeitando os padrões estabelecidos pela fabricante e as recomendações do Internet Service Provider (ISP). Quando realizar alguma alteração nas configurações do aparelho, anote-as para que você possa desfazê-las posteriormente, caso necessário.

Imagem: stefanamer/iStock

2. Evite interferências de sinal

Se houver alguma interferência de sinal, o computador precisará reenviar mensagens continuamente para reverter o problema, o que faz com que sua rede Wi-Fi tenha um mal desempenho. Eletrodomésticos e até mesmo a rede sem fio de seu vizinho pode interferir na conexão do seu computador com a internet. Para evitar que isto aconteça, é indicado reposicionar o roteador e mudar o seu número de canal de Wi-Fi.

3. Atenção aos worms

Imagem: Reprodução Internet

Worms são programas maliciosos que se instalam no computador ou dispositivos móveis, capazes de gerar tráfego de rede sem o conhecimento do proprietário da máquina. Eles se espalham de um dispositivo para outro através da rede de computadores. No geral, chegam em formas de links. Ao clicar no link infectado o usuário instala o worm no PC sem perceber. Desta forma, o vírus passa a operar, gerando tráfego de rede espontâneo. Normalmente é utilizado para garantir visitas e cliques a determinados sites. Sem o conhecimento do usuário, sua conexão está sendo direcionada para páginas que ele sequer sabe que estão sendo acessadas, enquanto a conexão de casa fica bastante lenta. Para evitar o problema, mantenha um antivírus atualizado para identificar e remover este tipo de praga. Lembre-se também de não clicar em links suspeitos.

4. Desative aplicativos que rodam em segundo plano

Alguns softwares instalados em seu computador podem estar funcionando em segundo plano, ou seja, escondidos atrás de outros aplicativos. Desta forma, em silêncio, eles também consomem recursos de rede. Ao contrário dos worms, estas aplicações são projetadas para fazer um trabalho útil, logo, não é preciso removê-las de seu dispositivo. Mas é sempre bom verificar quais aplicações estão em execução e desativar as que não são necessárias para o momento. Isto certamente fará a diferença na velocidade de sua conexão com a internet. Para verificar as aplicações que estão em execução em segundo plano, clique na barra de tarefas com o botão direito. Em seguida vá em Gerenciador de Tarefas > Mais detalhes.

5. Verifique e conserte defeitos em equipamento de rede

Se o roteador, cabo ou modem estiver em mau funcionamento, não irá suportar adequadamente o tráfego de rede em sua total capacidade de velocidade. Problemas técnicos em equipamentos de rede afetam negativamente o desempenho da internet. Para solucionar o problema de equipamento defeituoso, temporariamente reorganize e reconfigure o seu equipamento ao experimentar diferentes configurações. Sistematicamente troque os cabos e faça testes com múltiplos dispositivos. Desta forma você poderá identificar se o baixo desempenho está relacionado a algum componente específico do sistema. Em seguida, decida se ele, de alguma forma, pode ser atualizado, reparado ou se precisa ser substituído.

6.  Troca do ISP

Internet Service Provider (ISP) A velocidade de sua internet também pode depender do seu provedor. O seu Internet Service Provider (ISP) pode alterar a configuração de sua rede ou passar por dificuldades técnicas, o que faz com que a conexão com a internet fique lenta. ISPs também podem instalar intencionalmente filtros ou controles na rede, o que reduz o desempenho da conexão. Não hesite em entrar em contato com a sua operadora se suspeitar que eles são os responsáveis pelos problemas de conexão de sua internet.

 

Tags:, , ,

Posted in Hardware and Redes by Gabriel on dezembro 22nd, 2016 at 13:39.

Add a comment

 

No Replies

Feel free to leave a reply using the form below!


Leave a Reply